17 de outubro de 2018

Estética dental

Precisa usar aparelho nos dentes? Veja as opções mais atuais

Os tratamentos mais modernos para corrigir a posição dos dentes

Muito mais do que apenas conferir um sorriso bonito, o alinhamento dos dentes traz benefícios que vão muito além da estética. É por essa razão que a Ortodontia, a área da Odontologia que corrige a posição dos dentes, cada vez mais se especializa em técnicas que trazem qualidade de vida e bem-estar aos pacientes.

Tecnologia na confecção do aparelho

Esqueça as moldagens – e a ânsia que você sentia – com aquela massinha com cheiro de tutti-frutti que o dentista colocava na sua boca para obter o molde dos seus dentes. Na Sá Odontologia Especializada, a ortodontista Rosana Sá utiliza escaneadores em toda arcada dentária. “Essa tecnologia descarta qualquer possibilidade de erro de moldagem e torna mais rápida a confecção dos aparelhos alinhadores”.

Sorriso 3D para prever o resultado

Apesar de variar de um paciente para outro, no geral o tratamento ortodôntico leva um certo tempo. Muitas vezes são anos para obter um resultado que o paciente nem sabe qual será. Na Sá Odontologia Especializada essa incerteza é resolvida com o Sorriso 3D, uma técnica capaz de projetar o sorriso, dando maior amplitude nas arcadas e no alinhamento.

De acordo com a Dra Rosana, isso permite fazer um estudo detalhado das proporções dentárias e ver como será o impacto estético no rosto do paciente. “Ou seja, é possível mostrar o resultado do tratamento antes mesmo de começar”, ela afirma.

Na Sá Odontologia Especializada são realizados diversos tipos de tratamentos ortodônticos. Eles variam de acordo com a necessidade e perfil do paciente.

Confira as opções:

Alinhadores transparentes

Como o próprio nome diz, eles são praticamente invisíveis. São confeccionados alinhadores que devem ser trocados a cada semana, de acordo com a previsão de movimentação dos dentes. É possível que o paciente veja como ficará o sorriso ao final do tratamento. “Essa é uma das técnicas mais confortáveis de alinhar o sorriso”, afirma a Dra Rosana. Os alinhadores são removíveis e isso permite ao paciente retirar para se alimentar e escovar os dentes. Essa praticidade faz muita diferença no dia a dia.

Aparelho fixo de porcelana e de metal

A Sá Odontologia utiliza o Sistema Damon. Nessa técnica, as peças são confeccionadas em porcelana, são delicadas e não mancham. Os fios são de alta tecnologia e proporcionam resultados incríveis.

A Dra Rosana conta que outra vantagem é o número de consultas, bem menor em relação a outros tipos de tratamento. “Como os fios são termoativados, eles agem sem a necessidade de ativação do aparelho pelo dentista. Isso permite maior intervalo entre as visitas ao consultório”.

Dra Rosana de Sá, na Sá Odontologia Especializada

Dra Rosana de Sá, na Sá Odontologia Especializada

Ortopedia Funcional dos Maxilares: corrigindo desde a infância

Os pequenos nem sempre precisam esperar a adolescência para corrigir os dentes. Em alguns casos, ainda na infância, é possível corrigir o alinhamento dos dentes. E ainda problemas como desequilíbrio ósseo e musculares, tratar o bruxismo e problemas das articulações temporomandibulares.

O aparelho móvel produz estímulos na rede dos neurônios sensoriais da região bucal que levam a mensagem ao sistema nervoso central. Esta responde remodelando as estruturas musculares e ósseas em crescimento. Assim, a estética da face e as funções exercidas pela boca são restabelecidas, devolvendo o equilíbrio.

Há apenas uma contraindicação: pacientes com problemas neurológicos. Neles, não podemos contar com a colaboração do correto uso da aparatologia.

Invisalign: o aparelho invisível

Essa é uma técnica revolucionária que já conquistou milhares de pessoas em todo o mundo. O Invisalign é o sistema de alinhamento e correção das arcadas mais preciso que existe. “Por meio do escaneamento de toda a arcada fazemos um estudo minucioso de todas as movimentações que serão necessárias para reposicionar os dentes”, afirma a Dra Rosana.

Tudo começa com o planejamento digital em 3D, feito por um software ultra tecnológico. Esse programa fornece dados para o profissional elaborar o diagnóstico com uma visão completa do tratamento.

Praticidade do Invisalign

Com todas essas informações em mãos, o dentista sabe exatamente a quantidade necessária de alinhadores que serão utilizados ao longo de todo o tratamento. “O paciente sai do consultório com o jogo completo de alinhadores que deverão ser trocados a cada 7, 10 ou 14 dias. Esse período depende do caso e do estágio do tratamento”.

As idas ao consultório para fazer manutenção são programadas em uma frequência muito menor do que os tratamentos convencionais. “Como o paciente já sai da clínica com todos os moldes, não é necessário que ele volte a cada troca de modelador”, explica a Dra Rosana.

Já deu para perceber que o tempo, a praticidade e a efetividade são os grandes diferenciais desse tratamento.

Benefícios do Invisalign

– O paciente economiza tempo no consultório

– O alinhador é removível, o que facilita muito a higienização

– Eficácia comprovada de até 50% mais rapidez no tempo de tratamento

– Pode ser utilizado para tratar todos os tipos de casos, ou seja, não há nada que o Invisalign não possa corrigir

– O conforto é inigualável. O paciente fica livre dos fios na boca e ainda ganha uma estética mais bonita

– A recomendação de uso diária é de 22 horas, porém, por ser um aparelho móvel, permite ao paciente retirar em uma ocasião especial, como um casamento

O que a Ortodontia pode fazer por mim?

Autoconfiança: os dentes alinhados é o que garante um sorriso estampado sem medo no rosto, porém o que há por trás dele é um indivíduo muito mais confiante na sua maneira de se relacionar com as pessoas. Essa segurança traz um desempenho melhor em todas as áreas da vida. Desde a afetiva, até o seu ambiente social, inclusive na vida profissional.

Dentes mais limpos e saudáveis: com os dentes e a mordida na posição certa, fica mais fácil acessar os locais que podem acumular resíduos de alimentos. Quando os dentes estão tortos, pode ser mais complicado, por exemplo, passar o fio dental corretamente. Isso pode ocasionar o acúmulo de tártaro e um ambiente propício a doenças. Com tudo no seu devido lugar, manter a saúde bucal torna-se algo simples e prazeroso.

Xô, dor de cabeça! Acredite, muitos casos de dor de cabeça e enxaqueca têm origem nos dentes. Se o paciente tiver problemas de mordida cruzada ou mastigação, inevitavelmente vai causar tensão os músculos dessa região da cabeça, provocando dor.

(Des)trava línguas: dependendo do tipo de problema ortodôntico do paciente, ele pode ter a fala e até a respiração afetadas por causa da posição dos dentes. Esse problema também pode ser corrigido com o uso de aparelhos.

Agende facilmente uma avaliação na Sá Odontologia Especializada:

Whatsapp: (11) 94060-7007

Telefone: (11) 3726-5739 ou (11) 3726-2478

Deixe um comentário

1
×
Olá! Como podemos ajudar você?